A felicidade de cinco minutos!

A felicidade não é duradoura, é um momento feliz, um sentimento bom que você sente quando acontece algo que te deixa leve, animada, radiante. Ela pode ser um momento de prazer, a realização de uma meta grande ou pequena. Às vezes brinco, uso a expressão: “pinto no lixo”, é uma expressão que significa que a pessoa está muito feliz.

Eu mesma já fiquei tão feliz a ponto de não conseguir dormir de tanta felicidade e alegria, depois de visitar um apartamento decorado, numa outra vez quando recebi um convite para fazer uma viagem com amigos, toda vez que marco uma viagem seja curta ou longa fico muito feliz. Já fiquei feliz comendo um pedaço de bolo, eu realmente amo bolo e vestidos. A adrenalina era tanta que fiquei dias feliz da vida.

Mas o que é essa felicidade de cinco minutos, instantânea. Ela vem associada a necessidade de estar feliz o tempo todo – como se isso fosse possível - para mostrar para os outros, inclusive nas redes sociais. Restaurante chique você tira fotos por vários minutos, às vezes a comida está até ruim e local não está lá tão agradável e você não tão feliz e vai lá e posta que está as mil maravilhas, mas não está.

Se você está entediada e vive postando fotos em lugares legais, dizendo para todos que está feliz e não está, o quanto não está sendo sincera consigo mesma. Será que as redes sociais passam essa ideia de que devemos ter coisas para postar, ou demonstrar que estamos felizes o tempo todo, mesmo quando não estamos? Na sua opinião é possível estar feliz 24 horas por dia, todos os dias?

Outras vezes minutos antes da foto, rolou o maior barraco, você brigou com alguém e minutos depois posta uma foto, como se tudo fosse sempre só alegria. Ou pós a postagem da foto ou vídeo acontece alguma discussão e a felicidade da foto não condiz com o real.



Quantas vezes você fez coisas para demonstrar que está feliz com determinadas situações, mas por dentro só você sabe o tamanho imenso da sua dor e tristeza.

Talvez você já tenha ido em lugares que não queria ir só para postar, criou situações, gastou o dinheiro que não tinha, só para dizer que também é feliz, quando por dentro está enfrentando monstros gigantes. Só os caquinhos que sozinho não consegue colar...

Como você tem gastado seu tempo e dinheiro, realmente está curtindo os momentos, ou está vivendo só para postar que é uma pessoa bem-sucedida e feliz?

Uma vez li um depoimento num dos grupos do facebook, era uma moça rica, que estava passando vários dias com familiares em uma super viagem de navio e dizia que estava triste, nada daquilo fazia sentindo, que não conseguia curtir esses momentos, conseguia sorrir por fora nas fotos, mas por dentro um vazio gigante.

Se você precisa ser feliz para mostrar para os outros, será que isso é felicidade?



Se você acredita que precisa fazer as mesmas coisas que os outros fazem porque parecem felizes, será que isso é felicidade?

Se você passa a maior parte do tempo se comparando com os outros e sempre se achando inferior, será que isso te faz bem?

Será que você só sai para postar? Mostrar que a vida é fantástica? Só que não...

Se você não sabe quais são seus sonhos e metas para traçar um planejamento e fazer ações efetivas, certamente vai se desviar do caminho, quando olhar para trás os anos terão passado e você não realizou nada ou muito pouco.

Se suas metas não estão bem definidas será facilmente “enganada” pelas distrações da vida ou do caminho... Você deixa de trabalhar nos seus sonhos e vai fazer coisas momentâneas, o tempo não volta, o tempo é o ativo que não cresce, não para, não volta. Tempo perdido é oportunidades que você deixou escapar enquanto estava distraído somente para impressionar...

Se você está vivendo a sua vida só pra postar o quanto é feliz, talvez esteja se perdendo nos seus objetivos. Lembre-se ninguém é feliz 24 horas por dia, todos os dias. A felicidade também passa, precisamos dos dias ruins para desenvolver-se como pessoas. A evolução vem dos nossos erros.

Como diria Einstein, “Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui, nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa”.

Ele só conseguiu depois de cada erro, porque ia verificando onde poderia melhorar e assim fazia.

Tanto a tristeza como todos os outros sentimentos são importantes para nossa evolução como pessoas. As estações mudam, os dias nublados vão embora, a chuva molha a terra para germinar as plantações, as folhas caem para gerar flores e folhas novas...

Acreditar que você precisa ser feliz o tempo todo é um grande erro.



Aprenda com os erros. Use os dias tristes para entrar em contato com o seu Eu e veja comportamentos, ações, pensamentos que precisa melhorar em sua vida.

Abraços,

Silvana Souza de Sá Psicóloga Clínica e Sexóloga

Sissa Geller

Comentários
0 Comentários

Comentários:

Postar um comentário



 

Psicóloga Silvana Souza de Sá © Copyright - 2012. Todos os direitos reservados. Layout criado por Gabi Layouts